Mito ou Verdade: remover o pen drive sem segurança estraga o dispositivo?
Descubra se o modo como você remove seus dispositivos USB está correto ou se você somente teve sorte de eles ainda não terem queimado!
Nós do Baixaki, após recebermos diversos emails perguntando sobre a remoção segura de pen drives de um computador, viemos a público para divulgar a resposta para essa enorme dúvida.
É fato, a maioria dos usuários remove seus pen drives (ou dispositivos USB de forma geral) sem usar a opção “Remover hardware com segurança” e isso, como veremos adiante, pode vir a causar grandes prejuízos.
Prejuízos?
Sim, prejuízos. Isso porque seu pen drive por vir a queimar caso removido abruptamente. Tal evento se deve ao fato de que dispositivos USB utilizam-se de energia elétrica para que possam ser lidos pelo computador. Ou seja, quando você remove-o sem fazê-lo parar de funcionar antes (via “Remover hardware com segurança”), pode ser que uma corrente elétrica esteja passando nesse exato momento, fazendo com que seu pen drive - ou até mesmo a sua porta de entrada USB - seja queimado!
Alguns usuários afirmam em vários sites não haver problema algum em retirar um pen drive sem segurança, já outros, afirmam que somente não se pode fazê-lo somente nas portas USB dianteiras do computador. Há ainda outros usuários que afirmam que remover sem segurança das portas USB traseiras do computador não gera problemas.
Quem está certo?
Totalmente? Nenhum. Porém, quanto à segunda afirmação há um ponto de verdade, pois em alguns computadores as entradas USB dianteiras não possuem seus fios internos plugados corretamente, o que pode fazer com que tanto a entrada, quanto o dispositivo, venham a queimar-se, mesmo se retirados com segurança.
Removendo com segurança
Sempre devemos desconectar de forma corretas nossos dispositivos USB. Pois convenhamos, se não fosse necessário remover um dispositivo com segurança, por que tal opção sequer existiria?
6 comentários:
Eu já conheci um cara que estragou o pen drive novinho fazendo isso! Depois que ele me contou o que aconteceu, preferi não arriscar.
Ellen
Quem bom saber disso!
Nossa . maior bobagem que ja li, sem fundamento nenhum! ridiculo
Bem, eu sempre tirava o meu pen drive direto, até que perdi um pen drive de 4gb!
Hoje em dia não tenho mais a "preguiça" de remover com segurança qndo me lembro do prejuízo...
Andre Winter, mas o quê que não tem fundamento nenhum?
o seu comentário é que é infeliz.
Se não sabe, limite-se a aprender. Se pensa que sabe, engana-se, pois remover o uma pen drive sem ejecta-la primeiro é bastante passível de esta se queimar. Para mais, verifique os comentários de alguns utilizadores que eles mesmo as queimaram desta forma!
Para a proxima não se arme em sr. sabichão sem saber. Pois os produtores do Blog com certeza não se basearam no ar para escrever a informação.
cump
Pura Frescura.. eu nunca removi e nunca estragou nenhum pen-drive..
Pouca gente sabe, mas no gerenciador de dispositivos ou nas propriedades do pen-drive mesmo, vc vai em Hardware e em diretivas, escolhendo a opção otimizar para remoção rápida.. desse jeito o pendrive só recebe carga eletrica no momento q esta sendo acessado, abrindo ou movendo um arquivo.. terminada a operação ele pode ser removido a qquer momento normalmente.. e nesse caso, se mesmo assim o cara quiser remover, vai dar erro, pq não tem nada pra interromper..
Ou seja, com uma unica configuração acaba essa frescura..
já vi gente que remove 3 vezes com medo de queimar.. PQP!!!
até minha mulher q é biologa sabe disso, e muito metido a técnico por ai fica falando sem saber..
qto à porta dianteira ou traseira, só o cara sendo muito burro pra ligar os fios errados, já vi muito disso, mas por favor, né.. o minimo de atenção..
Postar um comentário