Blog Widget by LinkWithin

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Mito ou verdade: qual o problema de manter pastas vazias no HD?

Descubra a resposta para essa pergunta e ainda conheça programas que apagam pastas vazias e artigos sobre como melhorar o desempenho do seu computador!

A dúvida “pastas vazias ocupam espaço no HD?” já foi respondida anteriormente, porém ela merece receber uma atenção especial.

As pastas vazias não ocupam espaço algum dentro do disco rígido, logo, não há problema em não apagá-las, certo? Errado! Pois por mais que elas não ocupem espaço, o seu computador gasta recursos e processamento pelo simples fato de elas existirem, mas principalmente na hora de realizar buscas, abrir o Windows Explorer, etc., atrapalhando assim tarefas rotineiras. Em outras palavras, manter pastas vazias em seu computador faz com que ele fique lento!

Outro problema com pastas vazias é o seguinte, às vezes copiamos todo o conteúdo de uma pasta para outra e a pasta vazia continua a ocupar algum espaço no HD. Isso acontece por você se ter usado o comando Copiar, o qual deixa uma espécie de rastro para trás (provavelmente para poder voltar a pasta ao normal caso ocorra algum erro durante a transferência), diferentemente do comando “Recortar”.
Tamanho ocupado

Alguns programas ao serem desinstalados deixam suas pastas contendo arquivos totalmente inúteis para trás, os quais terão valia somente caso ele volte a ser instalado. Ou seja, tais pastas só fazem ocupar espaço no sei disco rígido! Além disso, uma pasta aparentemente vazia pode conter arquivos ocultos. Portanto tome cuidado e não apague pastas “vazias” sem ter certeza da sua real importância, pois por mais vazia que esteja, se ela for uma pasta utilizada pelo Windows a probabilidade de ela ter alguma importância e razão para estar vazia é grande!

“Tenho preguiça de remover manualmente as pastas vazias, como resolvo o problema?”

Simples, basta baixar um programa capaz de identificar pastas vazias e removê-las em poucos cliques, tais como WinDirStat, Glary Utilities, Remove Empty Directories, Empty Folder Nuker, Directories Sweeper, DellEmpty, DeleteMe e o Fast Empty Folder Finder. Além disso, confira o artigo “Pastas inúteis? Acabe com todas elas!” para mais informações sobre esse tipo de pasta.

Uma vez que o propósito de remover as pastas vazias do seu computador é melhorar o seu desempenho, você poderá achar os seguintes artigos úteis (pois neles você encontrará dicas e programas para melhorar a performance do seu computador): “Dicas para você não gastar nada e usar um PC mais rápido”, “Como Usar Glary Utilities”, “Melhore o desempenho do Windows sem por a mão no bolso” e “’Limpe’ o Windows para melhorar seu desempenho”.

Ainda resta alguma dúvida quanto ao tema deste artigo? Gostaria de citar algo aqui omitido? Então comente!

Fonte

4 comentários:

Ellen D.B. 16 de julho de 2009 15:11  

Eu nem sabia desse "mito das pastas vazias"! Vou baixar algum desses programinhas e fazer uma limpeza no PC ;)
Beijo

Bronca no Trombone 17 de julho de 2009 05:13  

Eu tenho poucas, ou nenhuma, pastas vazias no meu PC. Geralmente, uma pasta fica vazia por alguns instantes quando eu baixo uma revista, por exemplo, e só quero enviar o PDF para a pasta onde armazeno os pdfs (livros e revistas). Depois, volto lá e apago a dita cuja, que não tem nada além de uma URL do site ou nada...

Érico Skywalker 17 de julho de 2009 09:59  

eu tbm procuro sempre fazer isso ou algo parecido, crio pastas temporarias para copiar e salvar arquivos antes de copiar o que me interessa para a pasta desejada. Pasta vazia enche o saco

rafael 17 de julho de 2009 21:42  

cara , so formatando mesmo que vai solucionar todos os problemas de pc lerdo....

Porque Nerd's da Tavola Redonda?

Todos sabem que tavola redonda era onde Rei Arthur se reunia para discutir grandes assuntos. E nosso blog é um lugar que temos em mente de reunir-mos para discutirmos os diversos tipos de assuntos variados. Agradando aos nerds de todos os estilos. Sempre a relatar as coisas que gostamos. As coisas nerds gostosas da vida! Bem dizer em formar uma Tavola Redonda e discutir, falar mal, enrolar, ensinar, tagarelar e fofocar sobre video-game, tecnologia, desenhos, filmes, séries, cinema, clássicos dos anos 80, história em quadrinhos, livros, informática, e as demais coisas nerds da vida!

Leitores

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP