Blog Widget by LinkWithin

segunda-feira, 13 de julho de 2009

O que é Gadget? E Widget, é a mesma coisa?

Muitas dúvidas a respeito dessas duas palavrinhas? Chegou a hora de dirimi-las.
Problemas com a tradução de algumas palavras sempre existiram e sempre existirão, que o digam os nomes de alguns filmes. Quando o termo faz parte do universo tecnológico, às vezes é melhor mantê-lo em seu idioma original para evitar empecilhos – como chamar os wares (software, hardware etc.) de wares, mesmo, e não chamar o mouse de “ratinho”.

Gadget e Widget são dois exemplos clássicos de termos que não foram traduzidos para facilitar sua compreensão. Mas há um problema: se já é difícil entender o conceito de algumas palavras e expressões quando elas estão em nossa língua nativa, imagine a dificuldade que existe, para algumas pessoas, em assimilar as que estão em línguas estrangeiras.

Inspector Gadget!



Quem é um pouquinho mais velho certamente se lembra do Inspetor Bugiganga, personagem de desenho animado que fez algum sucesso na década de 90 e que dispunha de diversos aparatos para solucionar os casos. Pois bem: seu nome original (em inglês) é “Inspector Gadget” – dessa forma podemos associar o termo Gadget com bugiganga, geringonça, enfim: uma espécie de apetrecho tecnológico.

Esse contexto nos permite entender a função que o termo ocupa nesse mundo (o tecnológico), qual seja: classificar um dispositivo complexo, desenvolvido com a melhor tecnologia disponível no momento e que tem por fim facilitar as tarefas de quem o utiliza. Equipamentos como iPhones, tocadores mp3 e PDAs são considerados Gadgets.


Já no universo da informática, Gadgets referem-se a miniaplicativos desenvolvidos para tornar mais simples a vida dos usuários – tanto no oferecimento de informações úteis quanto na melhoria de serviços pré-existentes. Os Google Gadgets são um ótimo exemplo.

Inspector Widget?


Muitas pessoas acham que Gadget e Widget significam a mesma coisa, o que é um equívoco. Apesar de ambos terem finalidade semelhante (simplificação), Widgets referem-se a programas (leves, na maioria das vezes) que se tornam “atalhos” para serviços e utilidades. Ao invés de acessar alguma página na internet a cada vez que quiser saber o clima da sua cidade ou checar a cotação de alguma moeda, que tal ter essas informações disponíveis diretamente na sua área de trabalho e em tempo real? Pois bem: basta instalar os Widgets correspondentes e voilà! Lembrando, ainda, que também existem Widgets para dispositivos móveis e para sites, com função análoga à dos para desktops.

9 comentários:

¨¨¨.... Nathalia ....¨¨¨ 13 de julho de 2009 às 12:48  

Amei seu blog... vou colocar um link seu lá no meu ok?
Bjos
;)

Érico Skywalker 13 de julho de 2009 às 13:18  

:D que bom que gostou de nosso blog! fique a vontade para divulgar!

Anônimo,  13 de julho de 2009 às 13:46  

Esclarecedor!! :D

Eu nem sabia a diferença.. rs

BlogandoPontoCom 14 de julho de 2009 às 19:57  

poxa
muito bom
em eu sabia
tava precisando alguem pra dizer mesmo
valeu

www.blogandopontocom.blogspot.com

Anônimo,  19 de julho de 2009 às 00:40  

Muito bom!! não sabia a diferença ...

agora ficou muitíssimo bem explicado!!
;D

parabéns pelo blog!!
favoritei e sexta feira colocarei nos melhores links da semana
se quiser conferir depois...
http://www.jumentrix.com.br

abraçoss
;D

Rodrigo Alcoforado 19 de julho de 2009 às 11:06  

Obrigado pelo post, amigo...muito bom! Parabéns!

Anônimo,  19 de julho de 2009 às 14:03  

Esclareceu bem a diferença, sempre pensava que era a mesma coisa!

Nycriin /P²/ 19 de julho de 2009 às 14:17  

Muito bom cara, gostei muito do seu blog... pretendo voltar sempre.
Abraços e sucesso!

Anônimo,  1 de agosto de 2009 às 00:44  

Muito legal o post.

Realmente estes termos causam alguma confusão.

Muito o teu blog.

Parbéns

Idenaldo

Porque Nerd's da Tavola Redonda?

Todos sabem que tavola redonda era onde Rei Arthur se reunia para discutir grandes assuntos. E nosso blog é um lugar que temos em mente de reunir-mos para discutirmos os diversos tipos de assuntos variados. Agradando aos nerds de todos os estilos. Sempre a relatar as coisas que gostamos. As coisas nerds gostosas da vida! Bem dizer em formar uma Tavola Redonda e discutir, falar mal, enrolar, ensinar, tagarelar e fofocar sobre video-game, tecnologia, desenhos, filmes, séries, cinema, clássicos dos anos 80, história em quadrinhos, livros, informática, e as demais coisas nerds da vida!

Leitores

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP