Blog Widget by LinkWithin

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Como recuperar arquivos apagados de memory card, pen drives e outros

Todos já passaram por situações em que apagaram acidentalmente arquivos de cartões de memória, pendrives e até aparelhos de MP3. Uma ferramenta prática e rápida para recuperar esses arquivos é Recuva , aplicativo grátis para recuperação de dados dos mesmos criadores do Defraggler e CCleaner .

É importante lembrar que quando apagamos arquivos no computador o que acontece é apenas a remoção das informações sobre ele do índice do disco - conhecida em Windows como MFT, master file table, ou FAT, file allocation table - os dados do arquivo ainda estão gravados e podem ser recuperados, desde que não tenham sido feitas gravações no mesmo dispositivo/disco.

Abra o programa

Após copiar o programa e instalá-lo - ou então, copie a versão portable para usá-lo diretamente de um pen drive - abra o programa, será iniciado um assistente de recuperação. Clique em Avançar para prosseguir.

Escolha o tipo de arquivo procurado

Selecione o tipo de arquivo que deseja recuperar, se não souber ou forem vários, clique em Outros, depois clique em Avançar.

Indique o local onde o arquivo estava gravado

Aponte em qual pasta estavam gravados os arquivos procurados clicando em Em uma localização específica, em seguida clique em Navegar para indicar o local onde o arquivo estava gravado.

Se não souber o local específico selecione Não tenho certeza. Em qualquer um dos dois casos, clique em Avançar.

Aguarde a verificação do programa

Configurado as regras para busca, clique em Iniciar. É possível escolher a opção Habilitar a Verificação Profunda que faz uma busca mais completa no disco, mas pode demorar muito tempo conforme o tamanho do dispositivo verificado.

A verificação normal leva pouco tempo, especialmente se o tipo e localização do arquivo foram bem definidos no começo do assistente.

Selecione os arquivos para recuperação

Concluída a verificação, o Recuva mostra uma lista de arquivos que podem ser recuperados, no caso de fotos o programa até mostra uma prévia do(s) arquivo(s). Selecione os arquivos desejados e clique em Recuperar.

Indique onde gravar os arquivos

Escolha uma pasta para gravar os arquivos recuperados e clique em OK. Importante: não salve os arquivos no mesmo disco onde estavam gravados para não reduzir as chances de recuperar outros arquivos.

Como utilizar o Recuva em português

É possível que o Recuva esteja em inglês ao executá-lo pela primeira vez. Para usar o programa em português, pressione Cancel na tela de boas-vindas, em seguida Options, na opção Language escolha Português do Brasil no lugar de English. Depois, pressione o botão OK, feche o programa e execute-o novamente.

Fonte

1 comentários:

Anônimo,  5 de junho de 2009 às 15:10  

Nossa, que bom saber esse processo! Pra mim vai ser tão útil que até já salvei no meu Delicious ;)

Ellen

Porque Nerd's da Tavola Redonda?

Todos sabem que tavola redonda era onde Rei Arthur se reunia para discutir grandes assuntos. E nosso blog é um lugar que temos em mente de reunir-mos para discutirmos os diversos tipos de assuntos variados. Agradando aos nerds de todos os estilos. Sempre a relatar as coisas que gostamos. As coisas nerds gostosas da vida! Bem dizer em formar uma Tavola Redonda e discutir, falar mal, enrolar, ensinar, tagarelar e fofocar sobre video-game, tecnologia, desenhos, filmes, séries, cinema, clássicos dos anos 80, história em quadrinhos, livros, informática, e as demais coisas nerds da vida!

Leitores

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP