Blog Widget by LinkWithin

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Viagem no tempo e outras coisas...


"De Volta para o Futuro” (Universal, 1985) é um excelente filme: excelente roteiro, atores e efeitos especiais (ao menos para a época em que foi produzido). Neste filme e em suas continuações, o jovem Marty Mcfly viaja no tempo, ao passado e ao futuro, alterado as linhas da história.

Filmes sobre viagens no tempo são cativantes e até hoje despertam a imaginação de nerds, cientistas e entusiastas: é possível voltar ao tempo e alterar a história?

Para Albert Einstein, tal viagem é impossível, pois não há passado ou futuro: só o presente.

No entanto, ignoremos Einstein e tomemos a hipótese de viagem no tempo como válida. Neste caso, é possível alterar as linhas da história?

A ficção científica nos apresenta três teorias básicas:


Primeiro: o passado não pode ser alterado. Tal teoria é apresentada em “Máquina do Tempo”, livro de H. G. Wells (1866-1946), que rendeu um filme de mesmo nome (Warner, 2002). Nele, o cientista Alexander Hartlegen (Guy Pearce) constrói uma máquina com a qual viaja ao passado a fim de evitar a morte de sua amada. Contudo, todas as tentativas de salvá-la são frustradas, pois, de uma forma ou de outra, ela sempre acaba por falecer. Ou seja, o passado não pode ser alterado. Por outro lado, o futuro pode ser modificado, viajando-se para além de sua época e nele vivendo.



Segundo: a história de outra realidade pode ser alterada. Esta teoria é apresentada em “Dragon Ball Z”, mangá e anime de mesmo nome (de Akira Toriyama). Nele, o personagem Trunks volta ao passado em uma máquina construída por sua genitora Bulma para alertar seus amigos sobre os perigos que assolarão o futuro (poderosos andróides e a morte de Goku por doença cardíaca). Embora ele altere o passado, seu próprio futuro não é alterado. A história cria linhas paralelas e, portanto, há duas realidades distintas: uma alterada (em que Goku vive) e outra que permanece e permanecerá inalterada (na qual Goku faleceu).



Terceiro: a história pode ser alterada. A teoria em questão é apresentada no aludido filme “De Volta para o Futuro”. Como o próprio Dr. Emmett Brown (Christopher Lloyd) explica: ao alterar o passado, o futuro também é alterado, criando-se uma nova linha na história. Isto implica em conseqüências drásticas, pois, se os pais de Marty Mcfly (Michael J. Fox) não se apaixonarem no passado, ele é apagado da história, como se nunca houvesse existido.



Claro que é fatal haver contradições e paradoxos nas histórias que abordam viagens temporais, mas estas histórias sempre encantarão as gerações de espectadores e leitores, justamente por não haver uma resposta cientificamente comprovada para tais questões.

Agora, com licença, tenho que procurar um capacitor de fluxo.

3 comentários:

Unknown 28 de maio de 2009 às 18:29  

Legal! De volta para o futuro é um dos meus filmes favoritos of all time!

Andarilho 28 de maio de 2009 às 20:35  

Cara, não é nada pessoal contigo, mas eu não curto esse negócio de parceria. Os blogs do meu blogroll são alguns dos que eu acompanho e acho que vale citar. Por enquanto eu não tô adicionando nenhum lá, pq acho que já tem demais.

Eu já assinei o feed daqui, então se mais pra frente, qdo eu fizer uma revisão dos links lá, se achar legal incluir o teu blog, eu coloco. Mas não peço link de volta.

Beleza? Fui.

Gustavo Souto 16 de julho de 2009 às 22:05  

Observando bem dá pra imaginar que o "carro do nerde no estacionamento do shopping" é o carro do Dr. Emmett Brown de Back to the Future!

Porque Nerd's da Tavola Redonda?

Todos sabem que tavola redonda era onde Rei Arthur se reunia para discutir grandes assuntos. E nosso blog é um lugar que temos em mente de reunir-mos para discutirmos os diversos tipos de assuntos variados. Agradando aos nerds de todos os estilos. Sempre a relatar as coisas que gostamos. As coisas nerds gostosas da vida! Bem dizer em formar uma Tavola Redonda e discutir, falar mal, enrolar, ensinar, tagarelar e fofocar sobre video-game, tecnologia, desenhos, filmes, séries, cinema, clássicos dos anos 80, história em quadrinhos, livros, informática, e as demais coisas nerds da vida!

Leitores

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP