Blog Widget by LinkWithin

sexta-feira, 29 de maio de 2009

O jogo 'Pac-Man' completa 30 anos



Controlar um personagem amarelo, arredondado e faminto que fugia de fantasmas era uma das maiores diversões de quem viveu a infância nos anos 80.

O jogo Pac-Man entrou para a História como um dos games mais populares do mundo. E, agora em 2009, completa 30 anos.


Em 1979, a Namco distribuía nas casas de fliperama o jogo PuckMan, do programador Toru Iwatani, que, em pouco tempo, virou febre. No ano seguinte chegou aos Estados Unidos como PacMan, já que o nome original lembra um palavrão em inglês.


O jogo caiu nas graças do mundo e foi lançado em todos os formatos para todos os videogames do universo.



Até hoje, o jogo trintão deixa fãs saudosos e, é por isso, que alguns sites, como o Hardgamer, disponibiliza o jogo online. Mate a sua saudade (ou conheça a cabeça amarela) aqui.



O nome foi alterado para Pac-Man, desencorajando a alteração da letra 'p' por 'f' (um calão na língua inglesa).



O jogo foi um dos mais populares, sendo o primeiro jogo de vídeo que originou um merchandising massivo, com camisetas, casacos, calças, copos de café, peluches, lençóis, cereais, jogos-de-tabuleiro, livros, toalhas…

Em 1982 é lançado Ms. Pac-Man, a primeira seqüência de Pac-Man, que é um jogo semelhante ao original, no entanto a personagem é feminina (com a boca pintada com batom vermelho), e em vez de um labirinto, existem quatro labirintos diferentes.



Também é lançado Pac-Man Jr. que mostra ser uma criança usa um boné com uma hélice em cima. (um brinquedo)



Em 1982 a 1984, a Hannah-Barbera produziu uma série animada baseada em Pac-Man, que chegou a ser exibida aqui no Brasil pela Bandeirantes em 1986 (programa ZYB Bom) e recentemente, no Sábado Animado pelo SBT. A série ao ser adaptada para o Brasil, verteu o nome de Pac-Man para "Comilão". A série tratava das desventuras de Pac-Man e sua família (mulher, filho, cão e gato, todos criaturas de forma esférica).



Fonte: 1 e 2

3 comentários:

Anônimo,  31 de maio de 2009 às 08:31  

eu tambem :)

Unknown 1 de junho de 2009 às 21:37  

Eu jogava muito pac-man no Atari.Taí a prova:

http://asaventurasdechicuta.blogspot.com/2009/04/video-games.html

Porque Nerd's da Tavola Redonda?

Todos sabem que tavola redonda era onde Rei Arthur se reunia para discutir grandes assuntos. E nosso blog é um lugar que temos em mente de reunir-mos para discutirmos os diversos tipos de assuntos variados. Agradando aos nerds de todos os estilos. Sempre a relatar as coisas que gostamos. As coisas nerds gostosas da vida! Bem dizer em formar uma Tavola Redonda e discutir, falar mal, enrolar, ensinar, tagarelar e fofocar sobre video-game, tecnologia, desenhos, filmes, séries, cinema, clássicos dos anos 80, história em quadrinhos, livros, informática, e as demais coisas nerds da vida!

Leitores

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP