Blog Widget by LinkWithin

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Filme póstumo de Heath Ledger estreia em Cannes



O último filme de Heath Ledger - "The Imaginarium of Doctor Parnassus", dirigido por Terry Gilliam - com uma interpretação que trata entre outros temas da imortalidade, estreou hoje no Festival de Cannes.

O ator australiano que morreu em janeiro de 2008 teve que ser substituído durante a filmagem por três "dublês" de luxo: Johnny Depp, Jude Law e Colin Farrel, dos quais Gilliam destacou sua "coragem e generosidade" por se atreverem a representar o personagem de Ledger.

Exibido fora da competição no Festival de Cannes, o filme conta a história do Doutor Parnassus (papel interpretado por Christopher Plummer) e seu mundo imaginário, vivido nas ruas de uma Londres contemporânea em forma de teatro ambulante ele mesmo e outros três atores.

O contador de histórias que é Parnassus oferece a possibilidade de entrar em seu mundo imaginário através de um espelho, uma habilidade que obtém mediante um pacto com o diabo (encarnado por Tom Waits, em uma brilhante e irônica interpretação do mal) que o tornou imortal, embora a um alto preço.

Ao grupo se incorpora um farsante (Tony, o papel de Ledger-Depp-Law-Farrell) que ajuda Parnassus a cumprir os termos de um fatal pacto diabólico para evitar o desaparecimento de sua filha (Valentina interpretada por Lily Cole).

O filme faz referências ao ex-primeiro ministro britânico Tony Blaire e à morte do "banqueiro de Deus", Roberto Calvi, presidente do Banco Ambrosiano e que apareceu enforcado, após ser condenado por crimes financeiros, esclareceu Gilliam.

Referências político-criminais à parte, a imprensa internacional mostrou mais interesse em saber como o diretor lidou com a falta de Ledger.

"Todos trabalharam muito e durante mais tempo porque gostavam dele", disse Gilliam, revelando que a família do ator falecido, que encorajou a continuar o projeto apesar da morte de Ledger, ainda não viu o trabalho póstumo do ator, que ganhou o Oscar de melhor ator coadjuvante por "Batman - O Cavaleiro das Trevas" semanas depois morrer.

A mutação de Ledger em Depp, depois em Law e finalmente em Farrell funciona magicamente como consequência do uso do elemento espelho que é decisivo na ação e não pela contribuição de uma manipulação com técnicas digitais, o que dá continuidade à história.

"É seu filme", reconheceu Gilliam ao falar de Christopher Plummer, o ator canadense ao qual reverencia.

As explicações dos produtores não foram por enquanto além de classificar o filme como um "conto moral fantástico" que trata essencialmente da tentação que o ser humano tem de não resistir perante a possibilidade de tornar sua vida mais "alegre".

2 comentários:

Luke,  22 de maio de 2009 às 13:04  

Heath Ledger era fodão! Ninguem mais faz o coringa como ele fez!!! mto legal o post!

Dmitry 24 de maio de 2009 às 13:42  

Já tinha visto notícias a respeito da substituição, mas não conhecia a trama do filme. Parece que será bem interessante, e o ator Tom Waits de diabo deve estar impagável.
Gostei do Nerds da Távola Redonda, tem interesse em uma parceria com o Pipoca de Bits(http://www.pipocadebits.com)?

Porque Nerd's da Tavola Redonda?

Todos sabem que tavola redonda era onde Rei Arthur se reunia para discutir grandes assuntos. E nosso blog é um lugar que temos em mente de reunir-mos para discutirmos os diversos tipos de assuntos variados. Agradando aos nerds de todos os estilos. Sempre a relatar as coisas que gostamos. As coisas nerds gostosas da vida! Bem dizer em formar uma Tavola Redonda e discutir, falar mal, enrolar, ensinar, tagarelar e fofocar sobre video-game, tecnologia, desenhos, filmes, séries, cinema, clássicos dos anos 80, história em quadrinhos, livros, informática, e as demais coisas nerds da vida!

Leitores

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP