Blog Widget by LinkWithin

sábado, 30 de maio de 2009

Video da Semana

Muitos fãs de Star Wars tentam fazer cenas com efeitos de sabre de luz como no filme, concordo em dizer que raramente ficam fiel. Mas essa dupla esta de parabéns, por fazer uma cena de batalha ainda muito melhor que muitas cenas que vemos nos filmes! Confiram

Read more...

sexta-feira, 29 de maio de 2009

O jogo 'Pac-Man' completa 30 anos



Controlar um personagem amarelo, arredondado e faminto que fugia de fantasmas era uma das maiores diversões de quem viveu a infância nos anos 80.

O jogo Pac-Man entrou para a História como um dos games mais populares do mundo. E, agora em 2009, completa 30 anos.


Em 1979, a Namco distribuía nas casas de fliperama o jogo PuckMan, do programador Toru Iwatani, que, em pouco tempo, virou febre. No ano seguinte chegou aos Estados Unidos como PacMan, já que o nome original lembra um palavrão em inglês.


O jogo caiu nas graças do mundo e foi lançado em todos os formatos para todos os videogames do universo.



Até hoje, o jogo trintão deixa fãs saudosos e, é por isso, que alguns sites, como o Hardgamer, disponibiliza o jogo online. Mate a sua saudade (ou conheça a cabeça amarela) aqui.



O nome foi alterado para Pac-Man, desencorajando a alteração da letra 'p' por 'f' (um calão na língua inglesa).



O jogo foi um dos mais populares, sendo o primeiro jogo de vídeo que originou um merchandising massivo, com camisetas, casacos, calças, copos de café, peluches, lençóis, cereais, jogos-de-tabuleiro, livros, toalhas…

Em 1982 é lançado Ms. Pac-Man, a primeira seqüência de Pac-Man, que é um jogo semelhante ao original, no entanto a personagem é feminina (com a boca pintada com batom vermelho), e em vez de um labirinto, existem quatro labirintos diferentes.



Também é lançado Pac-Man Jr. que mostra ser uma criança usa um boné com uma hélice em cima. (um brinquedo)



Em 1982 a 1984, a Hannah-Barbera produziu uma série animada baseada em Pac-Man, que chegou a ser exibida aqui no Brasil pela Bandeirantes em 1986 (programa ZYB Bom) e recentemente, no Sábado Animado pelo SBT. A série ao ser adaptada para o Brasil, verteu o nome de Pac-Man para "Comilão". A série tratava das desventuras de Pac-Man e sua família (mulher, filho, cão e gato, todos criaturas de forma esférica).



Fonte: 1 e 2

Read more...

Links da Semana





- Nerdson Não vai à Escola - Dia da Toalha

- CyberVida - Left 5 Dead in HDR

- Fazendo Acontecer - Lembranças que o Google 'não' apagou


- Nadave - Os melhores game show Japoneses

- CyberVida - A bicicleta Transformers

- Gaiaba - 10 acidentes mais caros da história

- DicasOnline - Video-game Brasileiro Zeebo será lançado semana que vem

- Science Blog - Flamingos na Mata-Atlantica, o mais antigo Photoshop Disaster

- 15 Momentos do lado humano de Darth Vader

- 193 idéias para bolos de casamento


Read more...

Rali de carros com motor movido a célula de hidrogênio


Um rali envolvendo a mais moderna tecnologia automotiva contra emissões de poluentes na atmosfera vem agitando o estado da Califórnia, nos Estados Unidos. Oito veículos com motor movido a célula de hidrogénio (ou célula a combustível, também chamada de fuel cell) produzidos por importantes montadoras do mundo - Daimler Classe A, Volkswagen Tiguan, Chevrolet/GM Equinox, Honda FCX Clarity, Nissan X-Trail, Kia Borrego, Hyundai Tucson e Toyota FCHV - largaram na última terça-feira (26) da cidade de Chula Vista, na Califórnia, com destino a Vancouver, no Canadá.


A viagem de 2.750 km tem previsão para terminar do próximo dia 3, com 28 paradas nas quais o público poderá conhecer de perto a tecnologia e até dar uma volta nos carros. Na abertura, o governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, destacou a importância dos investimentos em tecnologias para redução de poluentes na atmosfera.



Os carros foram abastecidos nos postos especiais espalhados por algumas regiões da Califórnia, e vão contar ainda com um aparelho de reabastecimento portátil. Atrualmente, 300 carros movidos a célula de hidrogênio circulam no estado americano. O governo da Califórnia espera elevar este número para 4.300 unidades até 2014.

Fotos dos Carros Movido a Hidrogênio

Fonte

Read more...

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Viagem no tempo e outras coisas...


"De Volta para o Futuro” (Universal, 1985) é um excelente filme: excelente roteiro, atores e efeitos especiais (ao menos para a época em que foi produzido). Neste filme e em suas continuações, o jovem Marty Mcfly viaja no tempo, ao passado e ao futuro, alterado as linhas da história.

Filmes sobre viagens no tempo são cativantes e até hoje despertam a imaginação de nerds, cientistas e entusiastas: é possível voltar ao tempo e alterar a história?

Para Albert Einstein, tal viagem é impossível, pois não há passado ou futuro: só o presente.

No entanto, ignoremos Einstein e tomemos a hipótese de viagem no tempo como válida. Neste caso, é possível alterar as linhas da história?

A ficção científica nos apresenta três teorias básicas:


Primeiro: o passado não pode ser alterado. Tal teoria é apresentada em “Máquina do Tempo”, livro de H. G. Wells (1866-1946), que rendeu um filme de mesmo nome (Warner, 2002). Nele, o cientista Alexander Hartlegen (Guy Pearce) constrói uma máquina com a qual viaja ao passado a fim de evitar a morte de sua amada. Contudo, todas as tentativas de salvá-la são frustradas, pois, de uma forma ou de outra, ela sempre acaba por falecer. Ou seja, o passado não pode ser alterado. Por outro lado, o futuro pode ser modificado, viajando-se para além de sua época e nele vivendo.



Segundo: a história de outra realidade pode ser alterada. Esta teoria é apresentada em “Dragon Ball Z”, mangá e anime de mesmo nome (de Akira Toriyama). Nele, o personagem Trunks volta ao passado em uma máquina construída por sua genitora Bulma para alertar seus amigos sobre os perigos que assolarão o futuro (poderosos andróides e a morte de Goku por doença cardíaca). Embora ele altere o passado, seu próprio futuro não é alterado. A história cria linhas paralelas e, portanto, há duas realidades distintas: uma alterada (em que Goku vive) e outra que permanece e permanecerá inalterada (na qual Goku faleceu).



Terceiro: a história pode ser alterada. A teoria em questão é apresentada no aludido filme “De Volta para o Futuro”. Como o próprio Dr. Emmett Brown (Christopher Lloyd) explica: ao alterar o passado, o futuro também é alterado, criando-se uma nova linha na história. Isto implica em conseqüências drásticas, pois, se os pais de Marty Mcfly (Michael J. Fox) não se apaixonarem no passado, ele é apagado da história, como se nunca houvesse existido.



Claro que é fatal haver contradições e paradoxos nas histórias que abordam viagens temporais, mas estas histórias sempre encantarão as gerações de espectadores e leitores, justamente por não haver uma resposta cientificamente comprovada para tais questões.

Agora, com licença, tenho que procurar um capacitor de fluxo.

Read more...

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Nerd de hoje é o cara rico de amanhã!

O Nerd de hoje é o cara rico de amanhã!
Muito maneiro e bem bolado esse video dos Seminovos!


O pior ( ou melhor) é saber que tudo isso é verdade!

Read more...

Stormtroopers Steampunk

Exposição de Stormtroopers e Alien Steampunk em Dubai

Fonte


Read more...

terça-feira, 26 de maio de 2009

Dez dicas para poupar tempo ao fazer buscas na web


A Internet é, sem dúvida, a maior fonte de informações da história. Entretanto, encontrar informação útil nesta caótica e quase infinita estrutura pode ser bastante complicado. Confira dez dicas para não perder tempo e otimizar suas buscas na rede.



1- Tenha claro o que procura
Estar focado no que se busca é básico para que não se perca tempo. Mas se existe algo que inclina à divagação e à dispersão é a busca na Internet. Quando estamos procurando, às vezes encontramos coisas que não eram exatamente nosso objetivo, mas que se tornam interessantes. Então, vamos olhar, e acabamos perdendo o caminho. Portanto, ao iniciar uma busca, tenha um objetivo bem definido em mente. Por exemplo, saber "qual o nome dos sete anões da Branca de Neve em espanhol" - e evite perder tempo averiguando quem dubla cada um dos personagens, o ano do filme da Disney, quantas vezes foi exibido, e assim por diante.



2- Escolha a ferramenta adequada (o mundo além do google)
"Ora, o Google", dirão alguns. Mas ainda que este seja o buscador mais popular, a informação flui por diferentes caminhos. Não se restrinja ao site campeão: outros meios podem ser fóruns, blogs, sites especializados ou até mesmo seus contatos no messenger. Às vezes, o que se procura está a um contato de distância. Preste atenção também a outros mecanismos de buscas - sim, eles existem.



3- Aprenda a usar a ferramenta
Ao escolher um buscador, antes de mais nada vale a pensa investir um pouco de tempo para saber exatamente como ele funciona. Se é melhor realizar a busca usando os termos entre aspas, se usa os operadores lógicos "and", "or" e outros, ou se realiza buscas contextuais em páginas concretas. Todo o tempo gasto em conhecer a ferramenta é tempo que será economizado ao conseguir utilizá-la com objetividade.



4- Seja claro e objetivo
Ainda que os mecanismos de buscas vão sendo otimizados para entender a maneira de pensar humana, os humanos também podem conhecer a maneira de raciocinar de uma ferramenta de busca. Por exemplo, para fazer uma busca de várias palavras, é conveniente pensar não apenas em como se procura mas também em como o programa que gerencia as buscas vai entender o pedido que se faz. Por exemplo, em vez de procurar por "amor e poesia", frase que tem um "e" que muitas vezes é ignorado pelos buscadores, é melhor buscar "poesia amor" - mais facilmente o programa entenderá que são duas palavras-chave a considerar em seus parâmetros de busca.



5 - Aprenda a diferenciar à primeira vista
Ao fazer uma busca, é bom conseguir determinar de cara se os resultados têm algo a ver o que se quer encontrar. Basta olhar as primeiras palavras de cada resultado para saber se foi encontrada informação útil ou simplesmente sites que pouco têm a ver com o que se precisa encontrar. Perca alguns segundos analisando as primeiras linhas dos resultados. Você saberá se está na pista certa.



6- Use inglês, dicionários e tradutores
Outras línguas, como espanhol ou português, podem até estar ganhando mais espaço na Internet, mas a realidade é que a imensa maioria das páginas está - ou oferece versão - em inglês. Portanto, se você não encontra em português o que procura, experimente traduzir as palavras-chave para o inglês e fazer nova busca. Se precisar, utilize dicionários ou mesmo os tradutores online para investigar páginas que pareçam interessantes.



7- Aprenda a buscar indiretamente
A busca indireta dá resultados ótimos quando parece ser impossível encontrar aquilo que se busca. Trata-se de não atacar diretamente o tema que procuramos, mas buscar algo relacionado com ele. Por exemplo, procurar a letra de uma canção de Elvis Presley da qual não se lembra o nome. Se não se encontra nada a partir de "Elvis Presley", pode-se experimentar usar um pedaço da letra do qual se recorde (como "kiss me my darling"). Entre os primeros resultados, certamente estará a letra de "It's now or never". Isso é aplicável a uma grande variedade de temas, e é especialmente útil quando o tema principal da busca é muito amplo ou quando, por exemplo, buscamos o nome de uma pessoa, já que pode haver muito mais gente com tal nome do que se imagina.



8- Imagens
A busca de imagens é especialmente complicada, e para conseguir os melhores resultados, além de usar dicas anteriores (busca indireta, tradução para outras línguas), não use apenas a busca de imagens do Google, por exemplo. Procure também por sites que possam conter as imagens que você quer, e aproveite outros buscadores - inclusive específicos para imagens.



9- A Wikipedia é amiga
Se a procura é por um termo popular, é quase certo que já exista na wikipedia. A enciclopédia global online colaborativa tem informação de qualidade. Não se perde muito tempo em consultá-la, mas pode-se economizar tempo ao encontrar lá o que se procura e, muitas vezes, outras referências sobre o assunto permitem que se tenha mais fontes de informação.



10- Experiência é a princial aliada
Na busca via Internet a experiência não é um grau, são 360. À medida que fizer buscas, você aprenderá a discriminar melhor, vai adicionar aos seus sites favoritos outros buscadores especializados, que funcionem melhor para determinados assuntos, e aprenderá também a pensar mais como uma ferramenta de busca, porque as entenderá melhor. Ou seja: busque e aprenda com as buscas que faz. Em pouco tempo você se tornará uma ferramenta indispensável para outras pessoas que não vão precisar de um buscador: elas terão você.

Read more...

segunda-feira, 25 de maio de 2009

25-05-2009 dia do Orgulho Nerd



Hoje, dia 25 de Maio, comemora-se o dia do Orgulho Nerd (ou Orgulho Geek, se preferir), cuja inteção é relembrar o direito de toda pessoa ser um nerd (ou geek). A data relembra a premiere de Star Wars - Uma Nova Esperança, em 1977. Tempinho com de quando George Lucas fazia bons filmes com ótimos roteiros, considerando também o pai dos nerds!

A primeira celebração do dia do Orgulho Nerd aconteceu na Espanha e na internet, em 2006. No ano seguinte a comemoração cresceu, alcançando todo a Espanha, e com vários eventos oficiais promovidos por várias instituições. Houve até doação de sangue nerd. Em 2008 o Dia do Orgulho Nerd foi comemorado também nos Estados Unidos, divulgado por vários blogs e sites. Em 2009 alguns eventos vão comemorar a data em terras brasucas.

Dia 25/05 também é comemorado o Dia da Toalha, em homenagen aos fãs da série O Guia do Mochileiro das Galáxias de Douglas Adams. Na saga vivida por Arthur Dent a toalha é equipamento especial de qualquer mochileiro, uma vez que é util nas mais diversas situações. Convenhamos, isso também é muito nerd! Olha o site oficial do Dia da Toalha no Brasil. Este dia já vinha sido comemorado no Brasil desde 2007, sempre lembrado pelo JovemNerd.

Tá, você vai querer comparar com outro dia do rogulho “…”. Por enquanto não existe parada nerd, afinal geeks de verdade não iria querer deixar a frente da tela do computador para ir para as ruas tão facilmente.

Mas se está por fora do assunto e faz a correlação nerd-CDF, seu (pre) conceito precisa ser revisto. Muita coisa mudou no mundo, em função dos geeks. Para começar, eles conquistaram o mundo e Bill Gates, Steve Jobs, Quentin Tarantino, Kevin Smith e muitos outros estão aí para provar a teoria.

Cosplay. A TV começou a reparar nos fanáticos pela cultura nerd e hoje muitos já sabem o que é. A toa? Claro que não. Os filmes que arrasam bilheterias são exatemente os novos ícones nerd do momento! Personagens com roupas coladas e máscaras ique invadiram as telonas e blockbusters com X-Men, Homem-Aranha, Batman, Jornada nas Estrelas, 300 de Esparta (é eu fui no cinema usando o capacete espartano), Superman e Arquivo X. Os filmes baseados em vídeo-games também fazem a alegria da molecada e enchem os bolsos dos produtores de dinheiro. Sem falar nos reality shows como As Gostosas e os Geeks e comédias geniais como The Big Bang Theory, na TV, mostrando que nerd não morde, pelo contrário.

E aqui vemos um pouquinho mais sobre o dia do Orgulho Nerd:

Direitos
  1. O direito de ser ainda mais nerd.
  2. O direito de não sair de casa.
  3. O direto de não ter um par romântico e de ser virgem.
  4. O direito de não gostar de futebol ou de qualquer outro esporte.
  5. O direito de se associar a outros nerds.
  6. O direito de ter poucos (ou nenhum) amigo.
  7. O direito de ter tantos amigos nerds quanto quiser.
  8. O direito de não ter que estar "no estilo".
  9. O direito ao sobrepeso (ou subpeso) e de ter problemas de vista.
  10. O direito de expressar sua nerdice.
  11. O direito de dominar o mundo.

Deveres

  1. Ser nerd, não importa o quê.
  2. tentar ser mais nerd do que qualquer um.
  3. Se há uma discussão sobre um assunto nerd, você tem que dar sua opinião.
  4. Guardar todo e qualquer objeto nerd que você tenha.
  5. Fazer todo o possível para exibir seus objetos nerds como se fosse um "museu da nerdice".
  6. Não ser um nerd genérico. Você tem que ser especialista em algo.
  7. Assistir a qualquer filme nerd na noite de estréia e comprar qualquer livro nerd antes de todo mundo.
  8. Esperar na fila em toda noite de estréia. Se puder ir fantasiado, ou pelo menos com uma camisa relacionada ao tema, melhor ainda.
  9. Não perder seu tempo em nada que não seja relacionado à nerdice.
  10. Tentar dominar o mundo!
E se você ta em dúvida se é ou não é Nerd, clique aqui, e faça o teste!
fontes:
http://porfalarnisso.blogspot.com
http://jovemnerd.com.br
http://wikipedia.org

Read more...

40 anéis com designs exclusivos

Anel Binario:

Binary Ring

utiliza códigos binários "1" e "0" para armazenar dados. Desta forma pode-se escrever uma mensagem personalizada sobre o anel. A mensagem sobre o anel acima é "Um Casamento Valioso". A mensagem pode conter até 25 caracteres.

Information Ring:

Information Ring
Este produto é projetado para a troca de informações básicas com novas pessoas na primeira reunião agitando as mãos. Cada anel tem armazenadas informações sobre o seu proprietário e quando você apertar as mãos com alguém, o anel vai transmitir suas informações e fazer download das informações do seu anel. Outra característica interessante é que ela não exige nenhuma fonte de alimentação externa, uma vez que utiliza a temperatura do corpo humano a sua fonte. Ou seja, para conhecer tudo de uma pessoa, basta um aperto de mão.

Anel Inesquecivel:

Remember Ring
24 horas antes de começar seu dia especial, o interior do anel vai começar a aquecer a 120 º F por aproximadamente 10 segundos. E o círculo continua a aquecer a cada hora, na hora, durante todo o dia! Não deixando você esquecer uma data especial.


Anel Controle Remoto :

Remote Control Ring
É um anel que gira a mão em um controle remoto, e controla todo o dispositivo utilizando apenas os dedos. De acordo com os desenvolvedores, esta poderia ser utilizada para controlar qualquer tipo de dispositivo sem tocar-lo, incluindo música, telefones, e automóveis.

Anel de Proteção:

Security Ring
Tudo que você precisa fazer é colocar o anel em um de seus dedos e deixar a base ao lado do seu computador. Depois de uma certa distância da estação base, o computador é bloqueado.

Encoder Ring:

Encoder Ring
Esta outra versão de anel binários (0s e 1s), é utilizado para armazenar até 66 caracteres.

Anel GPS:

GPS Rings

Este Anel GPS consiste de três peças. Um dispositivo GPS controlador para você por no cinto, e dois aneis, um para cada mão. O controlador te da a ordem de virar para esquerda ou para a direita, fazendo vibrar cada uma das mãos. O unico problema é que ele não diz se vc tem que ir para frente ou para tras. E se você tomar a curva errada, os dois vibram.

Anel Camera:

Camera Ring

O conceito deste anel é olhar para o futuro e ver dispositivos semelhantes. Sua camera é pequena o suficiente para usar em seu dedo e ainda poderosa o suficiente com alta qualidade.

Anel de Celular:

Ring Phone
Exteriormente ele se parece com qualquer outro belo anel, mas ele também pode ser usado como qualquer outro telefone para fazer ou receber chamadas.

Anel de Mouse:

Ring Finger Mouse
O mouse é colocado sobre o dedo polegar mais próximo ao seu. Você rodar o mouse sobre o polegar, para que tenha acesso ao mouse.

Anel de Monitor Cardiáco:

Health Monitor Ring
Basta usar no seu dedo indicador ou méd e ele permite que você conheça o seu estado de saúde.

Bluetooth Headset Ring:

Bluetooth Headset Ring
O "eletromotor falante" via bluetooth transmite as vibrações através do dedo e proporciona um som claro e perfeito dentro do ouvido, sem qualquer interferência do exterior. '

Anel de Prata com Microfone:

Sterling Silver Ring Doubles As MicrophoneUma maneira discreta de fazer suas gravações.

Ring Watch:

Ring Watch
O anel usa um relógio metálico com 1.400 bolas para contar o tempo. Cada bola tem uma decoração e magnéticos, e é eletricamente ativadas para mostrar adequadamente. Assim mostrando a hora. Como nos monitores LCD monocromatico.

Anel de spray de pimenta:

Pepper Spray Ring
Ele usa um spray pimenta, que é 400 vezes mais forte do que uma pimenta.


Anel Vibrante:

Vibrating Ring
O anel se fecha em seu dedo, e para você soltar ele de seu dedo tem que passar ele por cima do dispositivo.

Anel Perfume:

Perfume Ring
Perfume Ring'The verdadeira jóia aqui é a estrutura oca com orificio, para que você possa usar o perfume a qualquer tempo, em qualquer lugar.

Anel Almofada:

Cushion Ring
É um anel com um dedo mini almofada que o acompanhavam, concebidos para serem simultaneamente elegante e útil.

Anel Ethernet Rings:

Ethernet Rings
Este é realmente um dos melhores. Mais geek.

Anel USB:

USB Key Rings
Estes USB são feitas à mão, e vem com 2 GB de armazenamento, disponível em uma variedade de cores.

EQ Wedding Bands:

EQ Wedding Bands
Um anel de casamento, gravado com a frequencia da voz da pessoa dizendo "Eu te amo". Simplismente fantástico.

Apple's iRing:


http://iphonegap.com/2007/07/24/amazing-apples-iring-remote-control-for-your-iphone
Victor Soto, um artista, surgiu com a idéia de iRings. É uma idéia para um controle conceituais para a sua reprodução Apple de mídia dispositivos. Como um simples toque em um dedo, ele usa sem fios Bluetooth para conectividade com o iPod e iPhone.

Drum Machine Rings:

Drum Machine RingsEste mais geek ainda, na versão de pura prata.

Sterling Silver Keyboard Ring:

Sterling Silver Keyboard Ring
Este anel é feito de prata esterlina e uma tecla número 8 em cima.

Singleringen - A Ring For Singles:

 Ring For Singles
Se você está solteiro e está disponível, então você pode tentar esta: "Deixe seu dedo fazer a falar». É um anel para rapazes e garotas que querem anunciar seu único estado e quiser dica para uma mudança, desta vez elegante, moderno anel pode vir a calhar.

1981 Atari Ring:

1981 Atari RingAnel de ouro com um chip original do Atari.

Electric Guitar Volume Ring:

Electric Guitar Volume RingAnel construido a partir de um dispositivo de volume de uma guitarra.

Para sempre, jovem!:

Forever Young Ring No 1 Diamond RingAnel com peça de lego, e um diamante.

Steampunk Ring:

Steampunk RingEste parece ser tirado do jogo Biosho

Pink Rose Ring:

Pink Rose RingSimplismente Cut-Cut

Corner Ring:

Corner Ring
Anéis feitos de concreto e aço inoxidável.

Gadget Key Ring:

Gadget Key RingHeadphone Ring:

Headphone Ring
Digital Ring:

Digital RingSubtle Ring:

Subtle RingWood and Plastic Rings:

Wood and Plastic RingsFriendship Ring:

Friendship RingSteel And Rubber Ring:

Steel And Rubber RingFusering:

FuseringSpinning Top Ring:

Spinning Top RingNut And Bolt Wedding Ring:

Nut And Bolt Wedding RingPaper Rings:

Paper Rings (5) 1
Fonte

Read more...

Porque Nerd's da Tavola Redonda?

Todos sabem que tavola redonda era onde Rei Arthur se reunia para discutir grandes assuntos. E nosso blog é um lugar que temos em mente de reunir-mos para discutirmos os diversos tipos de assuntos variados. Agradando aos nerds de todos os estilos. Sempre a relatar as coisas que gostamos. As coisas nerds gostosas da vida! Bem dizer em formar uma Tavola Redonda e discutir, falar mal, enrolar, ensinar, tagarelar e fofocar sobre video-game, tecnologia, desenhos, filmes, séries, cinema, clássicos dos anos 80, história em quadrinhos, livros, informática, e as demais coisas nerds da vida!

Leitores

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP